Caminhoneiras, Vida de caminhoneiro

Saúde nas estradas – Outubro Rosa e as caminhoneiras

A boleia há algum tempo não é mais ambiente exclusivamente masculino sendo crescente o número de caminhoneiras.

As mulheres ganham destaque ao volante pelo seu grande profissionalismo e atenção na direção. E é pensando nessas heroínas que cruzam as estradas e rodovias de nosso país que a Peres Diesel vem celebrar o Outubro Rosa.

Vida de caminhoneira: A importância do outubro rosa

Com toda certeza você já deve ter ouvido falar por aí em outubro rosa. São diversas ações que envolvem a data. Mas, você sabe o que isso significa?

Criado no início na última década do século passado o outubro rosa é uma ação mundial que ocorre em mais de 130 países. Seu objetivo é alertar para a importância da prevenção e combate ao câncer de mama, segundo tipo mais comum entre as mulheres.

A cor vem do laço rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen For Cure, em 1990, como símbolo da luta contra o câncer de mama. Eles foram distribuídos as participantes da Primeira Corrida Pela Cura, no mesmo ano, realizada em Nova Iorque. Desde então a adesão à causa vem crescendo e ganhando em relevância quando o assunto são ações voltadas à saúde da mulher.

O foco de todas essas é a prevenção e a importância de se obter um diagnóstico precoce, que propicia uma chance de cura de 95%. Infelizmente, contudo, 45,3% dos casos são descobertos quando o câncer já se encontra em estágio avançado.

Apenas no Brasil, todos os anos, cerca de 10.000 mulheres morrem devido à doença. Para mudar esse quadro a regra é uma só: prevenção e monitoramento.

Conheça as principais medidas abaixo, adote em seu dia a dia e converse sobre o problema com suas companheiras de estrada.

Juntas é possível vencer a batalha contra o câncer de mama!

Como prevenir e monitorar o câncer de mama?

Não existem medidas 100% eficientes para prevenir o câncer de mama, que tem maiores chances de ocorrer em mulheres a partir dos 35 anos. Nem mesmo a mastectomia preventiva, que consiste retirada das mamas, como a realizada pela atriz Angelina Jolie. Nesse caso, os riscos são reduzidos em 90%, mas, ainda existem. O procedimento, porém, é traumático para muitas mulheres, afetando profundamente sua autoimagem.

Embora nos diferentes tipos de câncer a predisposição genética seja considerável, hábitos saudáveis ajudam a evitá-los. Uma alimentação balanceada, consumo moderado de álcool, não fumar e manter atividades físicas regulares são alguns deles.

Estes, na realidade, são a fórmula básica para aqueles que querem viver com mais saúde e qualidade de vida. Contudo, embora diminuam as chances de problemas ocorrerem, não o eliminam, sendo que o monitoramento é fundamental.

Como dissemos acima, o câncer de mama detectado logo no início é curado com sucesso em quase totalidade dos casos. Nesse caso são duas as medidas que devem ser adotadas: o autoexame e a mamografia.

O autoexame é recomendado para mulheres a partir dos 20 anos de idade e deve ser feito ao menos uma vez por mês. O ideal é que a mulher apalpe e perceba o estado de suas mamas no banho, deitada ou em frente ao espelho, entre o quarto e sexto dia após a menstruação. Caso note deformações, alterações no formato, abaulamento, feridas no mamilo ou presença de caroços, deve procurar um médico. Dessa forma, o especialista poderá solicitar os exames necessários para oferecer um diagnóstico preciso.

Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir dos 30 anos de idade, quando começar ocorrer às alterações hormonais. Ele é o único exame capaz de detectar uma lesão até cinco anos desta se tornar detectada pelo toque. O ideal é que o exame seja realizado a cada dois anos, desde que não sejam notadas alterações no autoexame.

Se você é caminhoneira, não deixe de falar sobre o problema com suas colegas de profissão e conhecidas. A informação é a principal arma para combater essa doença tão séria e que a cada ano ceifa a vida de milhares de mulheres.


Gostou desse artigo? Continue acompanhando o blog da Peres Diesel para ter acesso a mais dicas como essa.

Até a próxima e boa viagem!


Acompanhe nossas redes sociais
Facebook | Instagram | Site Oficial | Youtube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s